Globedia.com

×
×

Error de autenticación

Ha habido un problema a la hora de conectarse a la red social. Por favor intentalo de nuevo

Si el problema persiste, nos lo puedes decir AQUÍ

×
cross

Suscribete para recibir las noticias más relevantes

×
Recibir alertas

¿Quieres recibir una notificación por email cada vez que Mauricio O Souza escriba una noticia?

Advogado Online Whatsapp Para Dúvidas

13/04/2021 17:26 0 Comentarios Lectura: ( palabras)

Por meio da “internet” compra-se praticamente tudo: roupas, bolsas, sapatos, eletrodomésticos, remédios e até casas e automóveis.A tecnologia trouxe muitas facilidades à vida de toda a sociedade. A tecnologia trouxe inclusive o aumento da disponibilidade de informações através da ‘internet’

ADVOGADO ONLINE 

Por meio da “internet” compra-se praticamente tudo: roupas, bolsas, sapatos, eletrodomésticos, remédios e até casas e automóveis.A tecnologia trouxe muitas facilidades à vida de toda a sociedade. A tecnologia trouxe inclusive o aumento da disponibilidade de informações através da ‘internet’.

O consumo está tão diversificado ser possível entrar em contato e até contratar um advogado remotamente. Isso só é possível pelo alcance e pelas vantagens trazidas pela “internet”.

Mas toda essa facilidade traz ainda muitas dúvidas, até porque com os benefícios, a ‘internet’ também trouxe malefícios. Infelizmente há muitas fraudes e golpes ocorrendo no mundo digital, tudo isso porque é muito fácil se esconder atrás de um perfil falso.

O WhatsApp é uma ferramenta muito útil para comunicação entre cliente e advogado. Muitos profissionais também disponibilizam o WhatsApp para esclarecer dúvidas.

O objetivo deste artigo é esclarecer as questões a respeito do atendimento de um advogado ‘online’ e que utiliza o WhatsApp para dúvidas.

Áreas de atuação do profissional

O Direito possui dezenas de ramos. Para cada área há uma especialização distinta, por isso é importante sempre procurar o advogado de acordo com área a qual se refere o problema.

Por exemplo, se o cliente possui problema de divórcio para solucionar, ele não poderá buscar um advogado especialista em Direito Civil, mas sim especializado em Direito de Família. Ambos são advogados, mas cada um estuda as especificidades da sua área.

As principais áreas do Direito são:

  • Direito Civil – problemas que envolvam os direitos e obrigações nas relações entre pessoas, físicas ou jurídicas;
  • Direito de Família – Envolve as questões na relação de família;
  • Direito Imobiliário – envolve problemas com compra e venda de imóveis, financiamentos, regularização de registro, aluguéis, ordens de despejo e outras;
  • Direito Penal – Envolve as questões relativas a crimes;
  • Direito Previdenciário – envolve as questões previdenciárias;
  • Direito de Sucessões – assuntos sobre a transferência de patrimônio;
  • Direito Trabalhista – Envolve questões relativas às relações e ao contrato de trabalho, inclusive,  acidentes de trabalho;
  • Direito Tributário – problema com os tributos em todas as esferas do governo.

Portanto, fique atento para que o advogado que lhe representa tenha especialização e experiência na área.

Como advogado ‘online’ utiliza o WhatsApp para tirar dúvidas?

 A atividade comercial de consultas jurídicas é proibida pela Ordem dos Advogados do Brasil em seu Código de ética.

Nos sites só pode haver informações genéricas, as respostas para cada caso devem ser analisadas e respondidas diretamente pelo profissional ao cliente. Seja pelo contato pessoal, ou seja, através de contato remoto. Isso é feito porque uma resposta mal dada poderá ter um impacto ruim, por isso para responder perguntas mais específicas se faz necessária uma consulta jurídica.

Algumas ações também são proibidas pelo Código de Ética, como, por exemplo, prestar serviços sem a cobrança devida. Porém, não seria nada fácil cobrar por um atendimento via aplicativo WhatsApp. Pois, existem alguns deveres, como o sigilo das informações compartilhadas entre cliente e advogado.  Portanto, não podemos descartar as hipóteses de perda dos dados ou acesso por outras pessoas, como o caso de hackearem o aplicativo.

Em relação às cobranças podem ser estabelecidas nos honorários contratados e no contrato, algumas cláusulas a respeito desse tema. A utilização do Whatsapp não é ilegal, mas essas questões todas devem ser observadas.

Quanto à segurança das informações é importante observar alguns itens para garantir que não haver a invasão do aplicativo por terceiros. Utilize barreira de segurança, antivírus e todas as recomendações de segurança dada pelo próprio aplicativo.

Portanto, o profissional pode utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de informação, sempre respeitando e se adequando à ética profissional. É possível fazer atendimentos pelo aplicativo WhatsApp e se comunicar com o cliente de forma rápida e fácil.

WhatsApp nas emergências

Nem sempre as coisas seguem o cronograma, muitas acontecem de forma diferente do que foi programado.

O WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta nas horas de emergência, principalmente em algumas áreas do direito. No caso de uma prisão, por exemplo, o advogado deve ser informado imediatamente. O WhatsApp é mais um canal de comunicação.

Evidentemente alguns critérios devem ser observados. O cliente preso, por exemplo, não pode usar celular. Logo, as visitas são todas agendadas.

 WhatsApp para envio de documentos e informações

 No decorrer do processo, a presença física do cliente não é necessária. Mas serão necessários todos os documentos importantes ao processo.

Além de ser utilizado como uma forma de contato com clientes, o WhatsApp também pode ser utilizado para outras facilidades oferecidas pelo aplicativo.

O aplicativo permite o envio de documentos, vídeos e fotos. Tudo chega em poucos segundos e é possível saber imediatamente se foi recebido.

Portanto, sempre que precisar de um documento, o profissional poderá solicitar via WhatsApp.

WhatsApp para tirar dúvidas sobre processos de clientes

O cliente se tiver dúvidas quanto o ajuizamento do seu processo ou necessite de esclarecer quaisquer dúvidas com o seu advogado, poderá entrar em contato por diversos meios digitais, como videochamada, chat, mensagens, ligações, email ou WhatsApp.

O WhatsApp é a forma mais cômoda para o envio dessas mensagens, pois ele permite uma interação maior e mais ferramentas disponíveis, como envio de áudio, fotos, documentos e até realizar videochamadas.

Como contratar um advogado ‘online’?

Para contratar um advogado ‘online’, primeiramente é necessário confirmar se o cadastro do profissional está ativo e regular. Isso é possível através do site da OAB e cadastro Nacional de Advogados. É importante buscar referências e informações também nas redes sociais.

 Após conferir e analisar todas as afirmações obtidas, a contratação do advogado ‘online’ poderá ocorrer igualmente segura à presencial.

Toda e qualquer prestação de serviços deve ser formalizada por um contrato de prestação de serviço assinado entre as partes. Por isso, sempre exija essa formalização e uma cópia assinada.

Antes de assinar é necessário ler todas as cláusulas contratuais e não hesite em questionar caso tenha alguma dúvida.

No contrato devem constar as seguintes informações: dados pessoais de todas as partes, número da OAB do advogado, o serviço a se prestado, o valor dos honorários e o modo de pagamento.

Geralmente o cliente entra em contato através do site e preenche um formulário com um breve relato de seu problema. Após a triagem, o caso é encaminhado para o advogado especialista da área.

O cliente receberá o orçamento e caso seja necessária haverá um encontro remoto ou pessoalmente.

Após o cliente aprovar o orçamento, o contrato será preparado e enviado para assinatura remota, com todos os documentos necessários para abertura de processo. O cliente deve juntar todos os documentos que servirão de prova para embasar a petição inicial do processo.

O cliente receberá os dados para acompanhar as fases do processo. Geralmente há uma forma de contato mais específica para aqueles que já são cliente e desejem alguma informação mais detalhada sobre o processo.

Advogado ‘online’ é seguro?

Assim como em qualquer prestação de serviços é necessários analisar e chegar todas as informações. Não importa se a contratação é online ou não.

É importante ter cuidados sempre quanto à veracidade de todas as informações passadas.

A contratação online tem muitos benefícios, entre eles está a economia do tempo e a facilidade, pois não é preciso passar horas indo de escritório em escritório.

Muitas pessoas ainda têm muitas restrições, mas a contratação online é segura. Basta seguir as dicas e conferir todas as informações passadas antes da contratação.

Busque informações por sites de buscas, redes sociais e site da OAB. Procure contato com outros clientes.

Através dos sites de busca é possível procurar pelo nome do advogado. Veja se aparecem citações ou referências. Caso ele tenha artigos, publicações, ministre aulas ou tenha indicações em jornais, isso será uma excelente referência, pois mostra conhecimento.

Para verificar a experiência profissional do advogado, outra alternativa é a pesquisa de processos que ele seja o representante. Isso não é decisivo, mas é um bom referencial.

O fato do advogado participar de um escritório com referência de qualidade também pode contar pontos.

Procure também pelo site do tribunal de Justiça do Estado onde o profissional atua. Através da ferramenta de consultas processuais, pelo nome ou número de OAB, será possível realizar a pesquisa. Veja todos os processos relacionados e a discriminação deles. 

Sempre que o cliente desejar poderá ter acesso a quaisquer informações do seu processo. Basta apenas entrar em contato com seu advogado ou então realizar uma consulta ao processo pelo site da Justiça.

Diante de todas essas dicas e informações será bem mais fácil a contratação de um advogado online. Assim como o cliente poderá entrar em contato com o advogado online para tirar dúvidas pelo WhatsApp.

 

Disponível em: https://msadvogados.com.br/advogado-online-whatsapp-para-duvidas/


Sobre esta noticia

Autor:
Mauricio O Souza (10 noticias)
Visitas:
4579
Tipo:
Opinión
Licencia:
Distribución gratuita
¿Problemas con esta noticia?
×
Denunciar esta noticia por

Denunciar

Comentarios

Aún no hay comentarios en esta noticia.